Onde posso encontrar a Escola Profissional do Infante?
A Escola Profissional do Infante está situada na freguesia de Mafamude, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, na região norte de Portugal.
Como posso inscrever-me?
Pode fazê-lo utilizando a ficha de inscrição online ou dirigindo-se, pessoalmente, à secretaria da Escola Profissional do Infante.
Que elementos são necessários para efectuar a minha candidatura?
Apenas o preenchimento da ficha de pré-inscrição.
Há algum exame de acesso?
Não. O candidato está sujeito a um processo de selecção, cujo objectivo é a análise da sua motivação e aptidão para frequentar os cursos.
Quais são as condições de acesso aos cursos leccionados na Escola Profissional do Infante?
9º Ano de Escolaridade - Cursos Profissionais Nível III
6º Ano de Escolaridade - Cursos CEF Tipo II Nível II
8º Ano de Escolaridade - Cursos CEF Tipo III
Que documentos são necessários para efectuar a minha matrícula?
O aluno deverá preencher o Boletim de Matrícula, que deverá ser assinado pelo Encarregado de Educação, e entregar 2 fotografias, fotocópia do Certificado de Habilitações, fotocópia do boletim de vacinas actualizado, fotocópia do Bilhete de Identidade, fotocópia do cartão de contribuinte (estes documentos são substituídos pelo Cartão do Cidadão, caso o possua).
O Encarregado de Educação deverá entre fotocópia do Bilhete de Identidade e fotocópia do cartão de contribuinte (estes documentos são substituídos pelo Cartão do Cidadão, caso o possua).
Pagam-se propinas?
Não. Na Escola profissional do Infante há isenção de pagamento de propinas. Os cursos são financiados pelo Eixo 1.2 - Cursos Profissionais do POPH - Programa Operacional do Potencial Humano, obedecendo, assim, a regras próprias.
Tenho acesso a subsídios?
Todos os alunos podem beneficiar de subsídio de transporte de montante igual ao valor do passe escolar e de subsídio de alimentação, nos dias de formação. Podem ainda beneficiar de um subsídio de alojamento e de subsídio de alimentação quando a residência for superior a 50 Kms. da Escola Profissional do Infante. Para requerer subsídio de alojamento é obrigatória a entrega de uma declaração de residência passado pela Junta de Freguesia comprovativa de residência. Beneficiam, ainda, de apoio no material escolar. A atribuição dos subsídios está regulamentado pelos Despacho normativo nº4-A/2008, rectificado pelo Despacho 18987/2009.
As turmas da Escola Profissional do Infante são muito grandes?
As turmas são compostas por um número máximo de 22/24 alunos de forma a que o ensino seja tão personalizado quanto possível.
Qual é a carga horária dos cursos?
A carga horária semanal dos cursos não ultrapassa as 35 horas lectivas. Durante o período de estágio esta carga pode aumentar para 35 horas semanais, equivalente a 7 horas/dia de trabalho.
Ao estudar na Escola Profissional do Infante, estou abrangido por algum seguro?
Os alunos da Escola Profissional do Infante usufruem de um seguro escolar. Na formação em contexto de trabalho, o aluno encontra-se abrangido por um seguro de acidentes pessoais contra riscos e eventualidades que possam ocorrer durante e por causa da formação.
Todos os cursos permitem fazer um estágio curricular?
Sim. Todos os cursos têm um Estágio Curricular (Formação em Contexto de Trabalho) que complementa a qualificação profissional.
Que Certificado obtenho?
Ao concluir um curso Profissional obterás dois certificados:
- Um certificado de nível secundário de educação, que te confere o 12º ano de escolaridade. Com ele, e cumprindo os requisitos em vigor, poderás aceder ao Ensino Superior;
- Um certificado de qualificação profissional nível 3.
Após a conclusão de um curso profissional poderei candidatar-me ao ensino superior?
Sim. Os cursos profissionais possibilitam o acesso ao ensino superior.